Cotação 747/2022
: 747/2022
: 3.056.008
: 20220009976

SERVIÇO DE SELEÇÃO E TREINAMENTO 1 Curso de capacitação profissional: Fontes de indexação para periódicos científicos / Curso de capacitação profissional: Fontes de indexação para periódicos científicos (Conteúdo programático: 1 Contexto introdutório e histórico 1.1 Introdução: Responda rapidamente 1.1.1 Você realmente sabe o que é indexação bibliográfica, o que ela significa para vocêe para o pesquisador brasileiro? 1.1.2 Você sabe como obtê-la? 1.1.3 Você sabe quais são as principais bases de dados referenciais do mundo e seus critérios de seleção e inclusão? 1.1.4 Você acha ou presume que a não inclusão de revistas nacionais nessas bases de dados é problema exclusivo dos nossos editores? 1.2 Introdução: Refletindo… 1.2.1 Estar indexada, o que isso significa para uma Publicação? 1.2.2 Por que um Periódico ou uma Revista devem ser indexados? 1.3 Linha do tempo sobre a indexação eletrônica e os recursos informacionais 1.4 Controle bibliográfico: ISSN 1.5 Sistema de avaliação Qualis 2 Definições 2.1 Fontes de Indexação 2.1.1 Recurso informacional: base de dados 2.1.2 Recurso informacional: diretório 2.1.3 Recurso informacional: portal 2.1.3.1 Portais de indexação podem ser: abertos e restritos 2.1.4 Recurso informacional: índice 2.2 Recursos informacionais híbridos 3 Tipologias de fontes de indexação 3.1 Fontes de indexação privadas ou proprietárias 3.1.1 Exemplos 3.2 Fontes de indexação públicas/não governamentais 3.2.1 Exemplos 3.3 Fontes de indexação autônomas 3.3.1 Exemplos 3.4 Categorias dos indexadores 3.5 Processo da promoção da informação técnicocientífica 4 Exemplos de recursos informacionais estrangeiros e nacionais de indexação 4.1 Bases de dados 4.2 Diretórios 4.2.1 Diretórios de políticas editoriais 4.3 Portais 4.3.1 Exemplos: Portais de Indexação Abertos 4.3.2 Exemplos: Portais de Indexação Restritos 4.4 Índices 4.5 Indexadores Híbridos 4.5.1 Exemplos: indexadores híbridos: base/diretório/índice 4.5.2 Exemplos: indexadores híbridos: base/diretório/portal 4.6 Principais indexadores – Gerais: Procedimentos 4.6.1 Scopus 4.6.2 Web of Science 4.6.2.1 WoS: Como indexar? 4.6.2.2 WoS: Observações 4.6.2.3 WoS: Orientações sobre o processo 4.6.2.4 WoS: Preenchimento do formulário 4.6.2.5 Material de apoio 4.6.3 PubMed 4.6.3.1 Como indexar na PubMed? 4.6.3.2 Processo e configuração da avaliação 4.6.4 DOAJ 4.6.4.1 Orientações sobre o DOAJ 4.6.4.2 Como indexar no DOAJ? 4.6.4.3 Leitura do formulário de indexação 4.6.4.4 Os qualificadores para o selo DOAJ 4.6.4.5 Preenchimento do formulário 4.6.5 SciELO 4.6.5.1 Localização da avaliação 4.6.5.2 SciELO: Critérios – 2014 4.6.5.3 Como indexar na SciELO? 4.6.5.4 Itens a serem informados no formulário 4.6.5.5 Preenchendo o formulário 5 Critérios, benefícios e responsabilidades de indexação 5.1 Critérios 5.1.1 Modelo de critérios de indexação para a base Scopus 5.2 Benefícios e vantagens da indexação 5.3 Responsabilidades da indexação 6 Fontes não indexadoras 6.1 Divulgadores não são indexadores 6.2 Catálogos de bibliotecas e redes cooperativas 6.3 Bibliotecas digitais e virtuais 6.4 Sistemas de avaliação 6.5 Indicadores de visibilidade e Rankings 6.6 Sociedades e Associações 6.7 Identificadores persistentes 6.8 Sites institucionais 7 Novo conceito para busca de informação 7.1 Garimpo especializado 7.2 Serviço de garimpo informacional especializado 8 Dicas importantes ao editor 8.1 Criar o perfil do periódico no Google Acadêmico 8.2 Criar conta do Google Analytics 8.3 Manual de boas práticas da RedAlyC 8.4 Uso de Redes Sociais para o periódico 8.4.1 Redes sociais: Facebook 8.4.2 Redes sociais: Twitter 8.4.3 Redes sociais: Google+ 8.5 Vocabulários Controlados e Thesaurus 8.5.1 Lista de Vocabulários e Thesaurus – BIBLAT 8.5.2 EUROVOC – Vocabulário Multilíngue Europeu 8.5.3 BRASED – Thesaurus Brasileiro de Educação 8.5.4 DeCS – Descritores em Ciências da Saúde 8.6 Uso do ORCID para Autores: autoridade 8.6.1 ORCID 8.6.2 Incentivar o uso do ORCID pelos Autores 8.6.3 Exemplo de ORCID iD nos Metadados do OJS 8.7 Afiliações em Sociedades e Associações Científicas 8.7.1 ABEC 8.7.2 CrossRef e PILA) - 1 (Unidades)
SERVIÇO DE SELEÇÃO E TREINAMENTO 1 Curso de capacitação profissional: Implantação de plugins no OJS3.2+ / Curso de capacitação profissional: Implantação de plugins no OJS3.2+ (Conteúdo programático 1. O que é plugin 2. Plugins em ojs3.2+: Como instalar, atualizar, habilitar/desabilitar e excluir 3. Plugins pré-instalados 4. Galeria de plugins prontos para instalação 5. Plugins disponíveis no github do pkp: Como baixar e instalar 6. Dicas adicionais) - 1 (Unidades)
SERVIÇO DE SELEÇÃO E TREINAMENTO 1 Curso de capacitação profissional: Qualidade de periódicos científicos / Curso de capacitação profissional: Qualidade de periódicos científicos (Conteúdo programático 1. Aspectos introdutórios sobre Periódico Científico 1.1. Caracterização 1.2. Periódicos predatórios 2. O que é qualidade editorial? 2.1. Estudos de Avaliação de Qualidade 2.1.1. Conteúdo 2.1.2. Forma 2.1.3. Misto 2.2. Qualis Periódicos 2.3. Indicadores de Qualidade 2.3.1. JCR 2.3.2. SCImago 2.3.3. SciElo 2.3.4. Google Scholar 3. Aspectos para um periódico científico de qualidade 3.1. Estrutura gerencial e editorial 3.2. Templo do fluxo gerencial 3.3. Sistema de Avaliação da publicação 3.4. Sistema de gerenciamento 3.5. Natureza do conteúdo 3.6. Natureza das instituições 3.7. Periodicidade / Regularidade 3.8. Normalização 3.9. Identificadores 3.10. Indexadores 3.11. Layout 3.12. Aspectos éticos da publicação 3.13. Software Antiplágio 3.14. Divulgação (Redes sociais e Redes Acadêmicas) 3.15. Recursos financeiros 3.16. Internacionalização 4. Práticas de Acesso Aberto 4.1. Repositório de dados abertos 4.2. Publicação de dados 4.3. Avaliação por pares aberta 4.4. Preprints 4.5. Promoção da abertura e transparência da pesquisa 5. Estratégias para manter e/ou alcançar qualidade nas publicações 5.1. Plano de ação 5.1.1. Equipe 5.1.2. Audiência 5.1.3. Sustentabilidade 5.1.4. Autoridade 5.1.5. Parcerias 5.2. Boas Práticas 5.2.1. Editor 5.2.2. Comitê de Política Editorial 5.2.3. Revisor 5.2.4. Autor) - 1 (Unidades)
09/07/2022 10:16:06
15/07/2022 00:00:00